top of page

CONSULTORIA PARA O AUTOMONITORAMENTO DE EFLUENTES

  • Foto do escritor: Eduardo Lopes
    Eduardo Lopes
  • 9 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Tudo que você precisa saber sobre o automonitoramento de efluentes.


Como já dissemos no post que fizemos sobre o Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos – PRECEND, quando da assinatura do contrato de prestação de serviços entre a COPASA e o estabelecimento gerador de efluentes não domésticos, são definidas condicionantes que deverão ser cumpridas pelo empreendedor durante a vigência desse contrato.


Uma dessas condicionantes é o Automonitoramento de Efluentes, procedimento que visa um controle periódico das características dos efluentes líquidos gerados pelos estabelecimentos.


Deve ser executado as custas e responsabilidades do empreendedor, que precisa contratar laboratório certificado para coleta e análise das amostras de efluentes, conforme periodicidade e parâmetros definidos pela COPASA.


O objetivo principal deste plano é garantir que os efluentes não domésticos gerados pelos estabelecimentos sejam lançados na rede pública coletora de acordo com os padrões mínimos estabelecidos pela companhia de saneamento, potencializando as etapas de tratamento dos efluentes municipais e minimizando os impactos causados ao meio ambiente e à saúde pública.


É muito comum que, ao longo da execução do automonitoramento, alguns parâmetros se apresentem alterados, com valores acima do permitido pela norma técnica da COPASA.


Salientamos que, conforme previsto em cláusula contratual, a alteração de parâmetros nos efluentes não domésticos gera aos estabelecimentos aplicação de multa financeira.


Por isso, é de extrema importância que, no caso de alteração nos resultados das amostragens, os estabelecimentos analisem os seus processos produtivos, identifiquem as possíveis causas das alterações encontradas, providenciem, imediatamente, as adequações necessárias, evitando novas alterações, e comuniquem todos os procedimentos à COPASA.


A Armonica sabe das dificuldades encontradas pelos estabelecimentos em identificar os seus processos disconformes e sabe também do desconhecimento acerca dos parâmetros químicos que são analisados no plano de automonitoramento.


Por isso, oferece uma consultoria capacitada para investigar os seus processos produtivos e propor soluções que se enquadrem à sua realidade. Nessa consultoria também toma para si a responsabilidade de realizar toda a comunicação entre o seu estabelecimento e a COPASA.


Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento!



 
 
 

Bình luận


geoavaliar serviços ambientais consultoria geografica qualidade do ar efluentes ruido ambiental
bottom of page